Recursos Múltimédia

A plataforma NAU permite a inclusão de uma série de recursos multimédia, através das ferramentas internas disponíveis.

 

Vídeo

O vídeo é cidadão de primeira classe na plataforma NAU, com direito ao seu próprio tipo de conteúdo. O vídeo é um meio eficaz de transmissão de conhecimento e um dos preferenciais entre estudantes da NAU.

Gravação e captura de imagens

Os vídeos podem ter como base vários tipos de apresentação:

  • Apresentação de oradores ou formadores, entrevistas e conteúdos programáticos - O vídeo apresenta o orador no centro do ecrã, num discurso dirigido aos estudantes. Pode ser também utilizado para guardar entrevistas ou fazer a descrição de tarefas associadas a trabalhos de avaliação.

  • Apresentação de conteúdos - O vídeo faz uma apresentação de conteúdos (em formato powerpoint, por exemplo), em que a imagem do orador aparece no canto inferior direito. Este tipo de vídeo é ideal para expor conceitos e ideias relacionadas com a temática do curso.

  • Videos de exterior, simulações e exposição de casos práticos - Estes são os tipos de vídeos mais complexos e que exigem trabalho adicional, como a criação de uma guião e de um storyboard, assim como a gravação de múltiplos takes e uma edição cuidada. Como o nome indica, são vídeos utilizados para expor case-studies e experiências da laboratório, com contextos mais reais.

Qualidade

Para uma correta visualização dos conteúdos vídeo, recomenda-se a sua produção e disponibilização numa das seguintes resoluções/formatos:

Qualidade

Resolução

Rácio

Velocidade de Carregamento

Qualidade

Resolução

Rácio

Velocidade de Carregamento

HD 720p

1280x720

16:9

Rápido

HD 1080*

1920x1080

16:9

Médio

4K

3840x2160

16:9

Lento

*Resolução recomendada pela NAU

Onde alojar

Este pode ser alojado nos mais variados serviços de alojamento de vídeos. Destes destacamos dois que são preferenciais:

  • Youtube - plataforma comercial detida pela Google que permite o alojamento de vídeos sem restrições;

  • Educast - plataforma da FCCN que permite o alojamento de vídeos a entidades dentro da rede RTCSaai.

Boa prática: Priorize a produção e apresentação de conteúdos vídeo no seu curso. Dada a importância que têm no engagement dos utilizadores, estes conteúdos devem vir sempre em primeiro lugar nas unidades onde vão ser exibidos.

Imagens

A plataforma NAU suporta todos os tipos de imagens disponíveis na web. Posto isto, deixamos as seguintes recomendações:

Formato

Observações

Formato

Observações

JPG, JPEG

Ideal para imagens decorativas de ambientes interiores ou exteriores, sem a adição de elementos de texto.

PNG

Qualidade de alta resolução para imagens com elementos de texto e de dimensões consideráveis.

SVG

Concebida para formatos vetoriais na web. Permite criar imagens leves de carregar mantendo a alta resolução e legibilidade. Especialmente otimizada para esquemas ou diagramas.

WEBP

Extremamente leve e optimizado, o formato webp é suportado pelos browsers mais modernos e traz grandes benefícios em termos de carregamento.

As imagens podem ser carregadas diretamente num curso através da funcionalidade Ficheiros e Uploads.

 

A plataforma não processa ou prepara as imagens para os diversos contextos em que estas vão ser exibidas. Deve existir o cuidado por parte dos produtores de curso de otimizar as imagens para a sua reprodução nos mais variados dispositivos e de garantir a legibilidade dos eventuais elementos de texto que estas contenham, assim como os elementos relativos à acessibilidade.

 

Áudio

Versões áudio de aulas completas, entrevistas e podcasts são conteúdos viáveis para uma formação "on-the-go". Estes conteúdos mais complementares adicionam valor ao curso e pode ser utilizados sem as restrições de banda dos conteúdos vídeo.

Estes são alguns dos formatos mais populares para ficheiros áudio na web:

  • MP3

  • M4A

  • OGG

  • AAC

Onde alojar

A plataforma NAU não possui alojamento nativo para este tipo de ficheiros, sem que o âmbito seja o de fazer download e não o de ouvir o seu conteúdo diretamente. Recomenda-se a utilização de um plataforma de alojamento como o SoundCloud (entre outras), que permitem embeber um pequeno leitor diretamente no conteúdo do curso.