NAU – Ensino e Formação a Distância da Administração Pública para Grandes Audiências

O que é a NAU

Os Massive Open Online Course (MOOC) tornaram-se incontornáveis no contexto mundial e o modelo avançou então para o mercado empresarial com vista a produzir uma solução financeiramente sustentável. Torna-se claro que a colocação generalizada de cursos nessas plataformas comerciais está a produzir uma concentração e à inerente dependência dessas empresas.

Em Portugal, têm sido levadas a cabo diversas experiências por parte de diversas entidades na administração pública, em particular as entidades de ensino superior. Nas experiências, são usadas plataformas próprias das entidades. Estas variam do ponto de vista tecnológico, desde as mais tradicionais que fornecem poucas ou nenhumas ferramentas de suporte, até às mais sofisticadas com suporte para todo este novo modelo de formação MOOC. Por outro lado, existem inúmeros projetos que pretendem promover a divulgação de conteúdos educativos mais ou menos estruturados, mas que estão dispersos em termos de investimento e recursos tecnológicos. A não concentração de recursos nestes dois eixos, trás custos adicionais em termos operacionais, mas mais do que isso, dispersa e dissipa a atenção dos potenciais utilizadores, limitando em muito o impacto efetivo que uma solução agregadora de referência poderia trazer.

Na próxima década, os desafios de formação de profissionais em Portugal serão imensos. As dezenas de milhares de funcionários dependentes das direções gerais como são os professores, forças de segurança ou pessoal de saúde, são apenas algumas das muitas parcelas da administração pública e da sociedade que pode tirar partido destes novos processos de requalificação. Disponibilizar ferramentas para promover a formação ao longo da vida é um passo fundamental para o aumento da competitividade dos trabalhadores. Facilitar aos alunos de todos os níveis (1º, 2º, 3º ciclo e superior) o acesso a conteúdos dinâmicos, apelativos, cientificamente corretos e bem estruturados que lhes permitam ultrapassar as suas dificuldades é, também, fundamental para uma melhor escola e uma melhor cidadania.

Neste sentido, a NAU tem como objetivo levar a cabo um projeto que possa criar massa crítica dentro da sociedade Portuguesa para a disponibilização de conteúdos em diversos planos. Ao disponibilizar uma plataforma tecnológica independente para a disseminação de conteúdos no formato MOOC e promovendo as universidades como produtores de conteúdos de excelência, este projeto, colocará Portugal no mesmo patamar de outros países como Espanha, França ou Inglaterra que possuem já soluções em produção.

Além da disponibilização da plataforma tecnológica, este projeto é mais vasto, englobando atividades de suporte à criação dos conteúdos, formação e validação das boas práticas e controlo de qualidade. Com a concentração dos recursos, será mais efetiva a promoção e dinamização da plataforma e dos seus conteúdos junto da comunidade e dos media.

 A NAU pretende ser a plataforma de referência de suporte à aprendizagem de conteúdos em língua portuguesa, orientados ao ensino e à formação, para grandes audiências das comunidades de Portugal e dos restantes países lusófonos.

A plataforma NAU é uma das atividades do INCODE 2030. Saiba mais em https://www.incode2030.gov.pt/atividades/especializacao

Artigos relacionados


Esta página está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.