Guia Técnico-Pedagógico para a utilização da Plataforma NAU

Informação detalhada do Curso

As seguintes informações devem constar, tanto da página about do curso, como do módulo 0 (ambientação) do mesmo.

Tópico

Observações

Tópico

Observações

Título

O título do curso deve ser claro e objetivo no que respeita aos temas que o curso trata. Também é importante que o mesmo seja curto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem devem ser dispostos em lista, de uma forma mais geral, tocando nos tópicos a trabalhar ao longo do curso.

Autores

Uma lista dos autores do curso, de preferência com uma pequena introdução.

Temática

As temáticas debatidas, descritas de um ponto de vista mais geral.

Plano de aprendizagem

Descrição das atividades a realizar ao longo do curso.

Vídeo de apresentação

Vídeo de apresentação do curso, que pode ser complementado com vídeos de apresentação da entidade e dos autores.
(tem de estar publicado no youtube)

Licenças

Licenças Creative Commons para utilização e reprodução de conteúdos. (CC4.0)

Imagem do Cartão do Curso

Full hd, tipo 2200x1080 ou 2200x1280

Organização do curso

A plataforma privilegia uma organização por Secções > Subsecções e Unidades, numa navegação em árvore de conteúdos.

Campos

Observações

Campos

Observações

Duração

A duração de um curso está dependente da sua tipologia. Um curso self-paced (ao ritmo do estudante) deverá estar ativo por um período mínimo de 6 meses. Um curso instrutor-paced (ao ritmo do formador) deverá conter um calendário claro de atividades a realizar e dos tempos propostos para a realização de cada uma delas.

Esforço

A estimativa de esforço deve ser definida em horas/período de tempo (ex: 2 horas por semana, 30 min por dia). Esta taxa pode ser calculada através do tempo total estimado para conclusão do curso.

Tempo por subsecção (módulo)

Deve existir uma estimativa de temporal associada a cada subsecção. Segundo análise a dados analíticos, cada estudante passa (em média) entre 15 a 30 minutos diários em atividades de aprendizagem.

Caracterização dos Módulos

Um módulo, dependendo da tipologia e duração do curso, pode ser definido numa secção ou numa subsecção. Estes módulos devem possuir as seguintes características.

Tópicos

Observações

Tópicos

Observações

Multimédia

Cada módulo (secção ou subsecção) deve conter (pelo menos) um conteúdo do tipo vídeo. Deve existir uma aposta reforçada em conteúdos multimédia como vídeo ou áudio para acompanhar restantes conteúdos de texto.

Conteúdos por módulo

Um módulo deve conter entre 3 a 7 unidades de conteúdo. Estas unidades, dispostas na barra superior presente ao longo do curso, orientam o estudante ao longo do curso.

Introdução

Cada módulo deve conter uma unidade de conteúdo que faça uma introdução aos conteúdos do módulo e atividades previstas.

Avaliação

No final de cada módulo deve existir uma unidade (subsecção) onde seja trabalhada a confirmação de aquisição de conhecimentos por parte do estudante.

 

Caracterização dos Conteúdos

A plataforma privilegia conteúdos multimédia e de texto, respeitando os formatos utilizados na web.

Tipos

Observações

Tipos

Observações

Texto

Todos os conteúdos de texto são trabalhados no formato HTML. Este é o formato semanticamente correto para estes conteúdos. Os conteúdos podem ser trabalhados diretamente na plataforma.

Ficheiros de texto

É possível carregar ficheiros de texto como Powerpoint (PPT, PPTX) ou PDF a disponibilizar para os alunos.

Vídeo

A plataforma permite a incorporação de vídeos disponíveis em plataformas de publicação. Podem ser utilizados serviços como o Youtube ou o Educast. A qualidade mínima para estes elementos é em HD, ou alta definição (720p).

Imagens

A plataforma aceita todos os tipos de imagens (PNG, JPG, WEBP), existindo uma preferência por formatos que contemplem qualidade e boa performance, assegurando a compatibilidade entre browsers (PNG).

Simuladores e ferramentas interativas

São suportados simuladores e ferramentas interativas, podendo estas ser embebidas no curso. O protocolo LTI é suportado para interoperabilidade entre plataformas.

A plataforma não recolhe dados de plataformas externas. Qualquer conteúdo incorporado através de um embed não é considerado para as estatísticas de um curso.

Avaliação

A avaliação pode decorrer em vários momentos, dependendo das configurações do curso.

Ao longo do curso/módulo

No final do curso/módulo

Ao longo do curso/módulo

No final do curso/módulo

A avaliação consiste de exercícios de controlo entre conteúdos, que visam a verificação de conhecimento adquirido em pequenos blocos.

A avaliação consiste num teste de conhecimentos geral que engloba todos os conteúdos de determinado módulo ou curso.

As atividades de avaliação podem estar concentradas no final do curso. Neste caso, aconselha-se a criação de um tópico no módulo 0 que especifique o funcionamento da mesma.

Acessibilidade

Os conteúdos seguem as normas de acessibilidade WCAG 2.1 contempladas no Decreto-Lei n.º 83/2018.

Conteúdo

Observações

Conteúdo

Observações

Imagem

As imagens devem contemplar uma legenda ou descrição do que está a ser mostrado. As legendas são colocadas na tag alt e lidas por um leitor de ecrã. Imagens que representem esquemas devem complementar com material de apoio num formato de texto.

Vídeo

Os vídeos devem ser acompanhados de uma transcrição e, se possível, de legendagem sincronizada no player da plataforma.

Texto / HTML

O texto segue a correta sintaxe HTML, com preferência para a utilização de elementos semânticos presentes no HTML 5. Os títulos (h3, h4, h5,...) dever ser dispostos na ordem correta para apoiar a navegação na plataforma.

Para manter um curso acessível, faz sentido restringir os conteúdos à plataforma, evitando embeber conteúdos externos e ligações sem contexto.

A língua gestual também é uma possibilidade em conteúdos vídeo, quando embebida diretamente no mesmo.

Usabilidade

Os conteúdos devem ser planeados e implementados segundo metodologias que privilegiem uma visão "user centered" e com a intenção de serem "mobile-first".

Testes de conteúdo

Os testes de conteúdo tem duas dimensões distintas que são ambas importantes.

Conteúdos

Apresentação

Conteúdos

Apresentação

Devem ser acondicionados, pelo menos, 30 dias para realizar um teste beta para validação de conteúdos do curso e de percurso de aprendizagem. Os utilizadores a incluir neste tempo não devem fazer parte da equipa de curso.

A apresentação de conteúdos deve ser testada num formato desktop (PC) e também emulada numa versão móvel (Smartphone). Deve ser garantida a compatibilidade em todos os dispositivos possíveis.

Boas práticas para a produção de conteúdos

Os conteúdos devem :

  • ser orientados para o público-alvo, com atenção especial para o funcionamento dos MOOC e da sua abrangência em termos de público-alvo;

  • ser produzidos com recursos educativos relevantes para o tema, com especial ressalva para a utilização das ferramentas internas da plataforma;

  • estar criados em torno de mecanismos de avaliação adequados, devidamente dispostos e identificados dentro da estrutura do curso;

  • estar completos e revistos antes do início do curso, para evitar problemas no progresso dos estudantes. Este ponto é especialmente relevante nos problemas (exercícios de avaliação), pois qualquer alteração após o início do curso obriga a uma reavaliação manual do aluno.

Suporte ao curso

O suporte ao curso publicado é feito em duas linhas.

1.ª Linha

2.ª Linha

1.ª Linha

2.ª Linha

O suporte em primeira linha é feito pela equipa da NAU através do email ajuda@nau.edu.pt. A base do suporte é um sistema de tickets que permite seguir o estado de um pedido e remeter o mesmo (caso seja necessário) à equipa técnica da NAU ou à equipa de curso.

O suporte em segunda linha é providenciado através do próprio curso, com a inclusão de um fórum de dúvidas que possa ser seguido pela equipa de curso e alimentado pelos estudantes ou pela adição dos contactos da equipa à ficha de curso.

 

Outras notas

Em caso de omissão ou risco para a plataforma, cabe ao Diretor de Projeto definir se determinada solução técnica é válida para publicação. O Comité Coordenador, mediante proposta do Diretor de Projeto, pode aprovar exceções pertinentes às regras acima.

O mesmo acontece com a qualidade geral do curso. Esta carece de uma avaliação prévia que vai validar o seu potencial lançamento ou resultar num relatório de alterações a serem produzidas por forma a validar o mesmo.