Governança

Dada a transversalidade do projeto na sociedade e a abrangência de diversas entidades, o projeto deve ser construído com base numa governança transparente e bem definida.

Assembleia Geral

Órgão de aconselhamento ao projeto, representativo da comunidade de Parceiros, reúne regularmente para avaliação do projeto e definição de estratégias. Tem poderes para destituir e nomear novo Comité Coordenador.

Comité Coordenador

Órgão de gestão do projeto constituído por 5 elementos nomeados pela Assembleia Geral.  Tem funções de gestão global e coordena todas as atividades com o Gestor de Projeto, representa o projeto ao mais alto nível.

Conselho Consultivo

Grupos de trabalho temporários constituídos, preferencialmente, por Parceiros, focados em temáticas muito específicas; realizam tarefas que as equipas do projeto não têm capacidade ou competências para realizar; possuem tarefas atribuídas com resultados e momentos de entrega bem definidos; suportados por orçamento determinado pelo Comité Coordenador. Exemplos de atividades a realizar: desenvolvimento de conteúdos exemplo; expansão das funcionalidades da plataforma; desenvolvimento de atividades de promoção internacional; desenvolvimento de ferramentas de apoio à publicação.

Gestor do Projeto

Coordenor geral, define prioridades com base nas indicações da Assembleia Geral, coordena atividades com o Comité Coordenador. Responsabilidade de Execução; Gestão do dia-a-dia do projeto; Coordenação da Equipa de Projeto.

Equipa de Projeto

Indivíduos pertencente às entidades Parceiras que trabalham como uma única equipa nas diversas vertentes do projeto para atingir os objetivos definidos. Realiza atividades transversais como com o apoio das entidades Parceiras: Compras (deslocações, alojamentos, adereços, formação, ...); Gestão de Contratos; Faturação; Envio de certificados; facilitadores burocráticos; Reporting. Ou atividades verticais relacionadas com os 3 pilares de atividade identificados.

Equipa TI

Infraestrutura tecnológica; Adaptação de software; Manutenção técnica da solução; Gestão dos mecanismos de indexação e pesquisa.

Equipa Pedagógica

Curadores do diretório; Suporte e formação para a criação de conteúdos; Desenvolve orientações técnicas e pedagógicas dos conteúdos para o projeto; Acompanhamento da comunidade (na plataforma, redes sociais, media, ...); Equipa de facilitadores de segunda linha.

Equipa de Comunicação

Responsabilidade pela promoção da plataforma; notoriedade da marca; divulgação nos media tradicionais e on-line.

Artigos relacionados