Como adicionar componente de vídeo na plataforma NAU
Este guia descreve boas práticas de utilização do vídeo e disponibiliza instruções para integração de vídeos na plataforma NAU.
Boas práticas para a criação e utilização de vídeo
Priorize e aposte em vídeos curtos e concisos que expliquem conceitos e ideias de uma forma preferencialmente mais gráfica e simplificada;
A taxa média de engagement de um utilizador situa-se entre os 4 e os 7 minutos. Se necessitar de explicar um conceito complexo, sugere-se que divida o conteúdo em múltiplos vídeos ou tire partido das funcionalidades do YouTube para criar capítulos com títulos no seu vídeo;
Adicione legendas aos vídeos a partir de um guião ou de uma transcrição. As legendas ajudam os utilizadores com necessidades educativas especiais a compreenderem o conteúdo;
Pode adquirir as legendas em ferramentas pagas (por exemplo, Happy Scribe) ou gratuitas (por exemplo, Youtube Subtitle Downloader). Caso o vídeo esteja alojado no Youtube, poderá extrair as legendas, clicando em “Importar Transcrição do YouTube” para importar as legendas para o sistema interno da NAU;
Conteúdos mais longos devem ser opcionais;
Não inclua roll-out institucionais ou créditos nos vídeos.
Adicionar vídeo e adicionar legendas
Adicionar um novo componente de vídeo
Abrir-se-á uma nova janela com as respetivas configurações da componente. Colocar o título do vídeo, bem como a hiperligação do mesmo.
Para legendar o vídeo deve clicar em “Add transcript”;
Escolher o idioma pretendido > selecionar o ficheiro SRT;
Ao concluir o carregamento das legendas, a plataforma irá indicar que as mesmas foram carregadas. Poderá carregar novos idiomas seguindo os passos anteriores 3 e 4.
Clicar em “Guardar” para concluir as configurações.
Visão da componente com as legendas / transcrições carregadas
Roll-ins
A equipa NAU não recomenda a inclusão de roll-ins institucionais nos vídeos ou, em alternativa, caso opte por isso, os mesmos devem ter uma duração de apenas poucos segundos.
Roll-outs e créditos
A equipa NAU não recomenda a inclusão de roll-outs institucionais e/ou créditos nos vídeos carregados na plataforma porque o estudante, ao aperceber-se que o vídeo está a terminar, tem a tendência de seguir para a próxima atividade mesmo antes da plataforma registar a completude da mesma. Caso a visualização da atividade de vídeo seja requisito para abertura de atividades e módulos subsequentes, o estudante poderá ficar frustado pois, na prática, ele viu o conteúdo útil de vídeo à sua aprendizagem.
Plataformas para a disponibilização de conteúdos vídeo
A plataforma NAU encontra-se preparada para integrar vídeo diretamente do Youtube. Utilize o canal da sua instituição para fazer upload dos conteúdos em vídeo a serem utilizados na plataforma NAU. Caso não possua um canal, poderá criar um livre de custos, através de uma conta Google.
Outras opções para alojamento de vídeo incluem: