Verificar assinatura digital dos certificados dos cursos

Os certificados de conclusão de curso emitidos pela NAU no formato PDF passam a ser emitidos com assinatura digital integrada a partir de 24 de Março de 2021. Os ficheiros PDF gerados são automaticamente assinados digitalmente com um certificado da NAU específico para este efeito.

O objectivo é aumentar a confiança dos documentos emitidos, criando um mecanismo de certificados seguros, permitindo que os mesmos possam ser validados sem necessidade de comparação manual com o a informação constante no site da NAU e do link impresso no certificado.

Abaixo são apresentados mais detalhes as questões tecnológicas relacionadas com a certificação.

Diferença entre assinatura digitalizada e a assinatura digital

Existem cursos na plataforma NAU que incluem assinaturas digitalizadas (rubricas) dos responsáveis da entidade promotora do curso. Essas rubricas são digitalizações de uma assinatura impressa, não permitindo comprovar a validade do documento. A assinatura digital dos documentos permite comprovar que o documento foi emitido pela plataforma NAU.

Validar o seu certificado

Caso pretenda comprovar que a validade de um certificado de conclusão / frequência de um curso emitido pela plataforma NAU, em formato PDF, deve seguir os passos descritos abaixo.

De forma simples e manual, abra o link do certificado existente no documento e compare se o que está no ficheiro é igual ou semelhante ao que visualiza no endereço respectivo.

O endereço respeita a seguinte regra (sendo que o xxxxx é a identificação única do seu certificado, ou ID):

Caso pretenda validar o documento usando a assinatura digital, deverá abrir o mesmo num leitor de ficheiros PDF compatível com suporte para validação de assinaturas digitais, por exemplo: Adobe® Acrobat® Reader®.

Ao abrir um documento assinado digitalmente é-lhe apresentado um alerta sobre a existência de assinaturas digitais. Se é a primeira vez que abre um documento digital da NAU, ser-lhe-á lançado um aviso, alertando que o documento contém uma assinatura com um problema. A situação apresentada é normal, estando representada na imagem seguinte:

Ao expandir o painerl de alerta, verá algo semelhante à seguinte captura de ecrã:

Para conhecer os detalhes do certificado clique na opção Certificate Details… para abrir os detalhes do certificado. No ecrã seguinte, na lateral esquerda, seleccione a entrada “NAU Digital Signature” e de seguida “Certificate data”. Escolha a opção “SHA1 digest” e compare se o valor desse campo é exactamente igual ao apresentado na imagem:

1 11 9B 84 A9 1E 9B 52 D9 6E 9B B7 75 8A F7 06 F8 51 95 1A EA

Caso pretenda validar múltiplos ficheiros PDF emitidos e assinados digitalmente pela NAU deverá adicionar o certificado público da entidade emissora da NAU como sendo de uma entidade confiável para validação de assinaturas. No mesmo menu, escolha o separador “Trust” e depois “Add to Trusted Identities…” . Confirme duas vezes.

Poderá validar o documento carregando sobre a assinatura digital e escolhendo a opção “Validate Signature”.

Poderá também fazê-lo através das opções sobre a assinatura e carregando em “Validate Signature”, ou no painel de assinaturas digitais em “Validate All”.

Após estas configurações, o software mostrará que a assinatura digital está válida. Documentos subsequentes são também validados automaticamente.

Detalhes tecnológicos sobre a certificação

Os documentos PDF são assinados digitalmente usando um certificado (intermédio). A NAU criou uma autoridade de certificação própria para a assinatura digital em que o certificado público de topo (raiz) vem incluído no documento. Periodicamente serão emitidos novos certificados intermédios.

Detalhes do Certificado de topo

Identidade: NAU Digital Signature

Validade: 2041-03-18

SHA1 digest:

1 11 9B 84 A9 1E 9B 52 D9 6E 9B B7 75 8A F7 06 F8 51 95 1A EA

Certificado público:

Certificado intermédio

Identidate: sign-pdf.nau.edu.pt

Validade: 2026-03-22

SHA1 digest:

1 36 6D BE 69 1C 3A F0 D2 37 9E 53 A6 69 ED 6D 34 AA CC 01 1F

Certificado público: